Publicado por: Beatriz Dinis | 27 Setembro 2009

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração comemora-se no último domingo do mês de Setembro e assim sendo este ano comemora-se no dia 27 de Setembro. Muitas foram as actividades promovidas em Portugal e no mundo para relembrar a importância que este pequeno órgão tem para a nossa sobrevivência.

Dia Mundial do Coração

“Trocar o cigarro por uma maçã” é o desafio lançado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia para promover estilos de vida saudáveis nos locais de trabalho e assinalar o Dia Mundial do Coração.

As doenças cardiovasculares, que atingem meio milhão de portugueses, ainda são a primeira causa de morte, doença, incapacidade e custos em saúde em Portugal, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).

Texto retirado e adaptado a partir do site AEIOU – Quiosque

Coração com trabalho

Sabendo que os jovens são o futuro e os hábitos vão-se adquirindo ao longo da vida, a Fundação Portuguesa de Cardiologia recomenda o seguinte:

Exercícios para jovens – que necessidades

As crianças têm energia naturalmente, mas se não as encorajar elas podem tornar-se sedentárias.
Hoje em dia, muitas crianças passam, cada vez mais tempo, sentadas – na sala de aulas, no automóvel, a fazer os trabalhos de casa, ao computador e a ver televisão. Isso, associado a uma alimentação menos equilibrada, tem vindo a gerar problemas de excesso de peso e de obesidade nesta faixa etária.

Dê o exemplo
É uma decisão dos pais manter as crianças “em movimento”. Comece por dar o exemplo. Os seus filhos vão reparar se der prioridade à actividade física. Os estudos mostram que pais mais activos têm filhos mais activos. Aproveite e façam a actividade física em família, assim fica também reforçado o espírito familiar.

Mantenha-os em “movimento”
Nas crianças, a actividade física fortalece o seu coração e ajuda-os a manter um peso e uma pressão arterial saudáveis, o que vai baixar o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares em idade mais avançada.
É benéfico começar cedo, porque crianças activas tornam-se mais facilmente adultos em forma.

As crianças e os jovens precisam de estar activos 60 a 90 minutos por dia, na maior parte dos dias da semana. Mas não se trata de introduzir mais uma coisa no seu dia já tão cheio. Pelo contrário, trata-se de negociar com eles trocar uma hora de inactividade por uma hora de actividade, seja a andar de skate ou de bicicleta, brincar na rua ou jogar frisbee durante 45 minutos e mais 15 minutos a correr ou a jogar à bola.

Actividades não estruturadas são benéficas
Um programa desportivo organizado pode ser valioso, mas não é a única solução. Nem todas as crianças gostam da competição.

Texto retirado do site da Fundação Portuguesa de Cardiologia

Para que os Pais e Encarregados de Educação não sejam esquecidos, a Fundação Portuguesa de Cardiologia recomenda 4 regras para prevenir doenças do coração.

1. Planeie um dia-a-dia activo
A actividade física deve ser um hábito. Integre-a na sua rotina, planeando actividades variadas que impliquem, pelo menos, 30 minutos de exercício diário. Mantenha o corpo (e o coração) em boa forma.

2. Proteja-se do stress
O stress faz parte da vida e pode até torná-la mais emocionante. Mas quando em excesso pode-nos fazer sentir desconfortáveis e levar ao mau funcionamento do nosso organismo, causando, por exemplo, hipertensão. Aprenda a proteger-se, vivendo com mais tranquilidade.

3. Escolha pratos saudáveis
O modo como comemos influencia os níveis da tensão, do colesterol e da glicemia. Para além disso, é decisivo na prevenção e controlo da obesidade. Escolha modos de cozinhar mais saudáveis— com menos gorduras saturadas, menos sal e açúcares e mais frutas e verduras.

4. Faça check-up’s regulares
Mantenha a tensão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol e o peso debaixo de olho. Controlar com regularidade estes quatro importantes factores de risco, é proteger o coração.

Texto retirado do site da Fundação Portuguesa de Cardiologia

Vida de Coração

Seja responsável, pratique desporto e cuide o seu coração com muito amor…


Deixe um comentário

Categorias